Livros de Arte
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ItemArte Portuguesa Da Pré-História Ao Século XX - Expressão Artística Anteriores a Formação de Portugal(Jornal de Notícias, 2023-05-16) Maria da Conceição Lopes"Desse tão imenso tempo que se mede entre o momento a que se atribuem as primeiras manifestações conhecidas do Homem classifi - cadas como artísticas até à criação do Reino de Portugal, no ano de 1143, e do acaso muitas histórias de Arte se escreverão, e se desactu alizarão, atendendo ao modo particular e ao ritmo com que o conheci mento destas ocorre. Ainda assim, a arte como expressão da dimensão espacio-temporal da evolução das sociedades não pode excluir-se da compreensão do desenvolvimento do território actualmente português num tempo situado entre o Paleolítico e o início da Reconquista cristã."
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ItemPintura e Escultura do Renascimento no Norte de Portugal(Revista da Faculdade de Letras: Ciências e Técnicas do Património, 2023-05-21) Luís Alberto CasimiroEste trabalho pretende destacar alguns pintores e escultores do Renascimento no norte de Portugal, bem como algumas das suas obras mais significativas. Numa época em que se registaram grandes alterações em Portugal, procura-se esclarecer de que modo a arte vai reflectir as políticas dos diferentes monarcas e deixar para as gerações futuras obras que marcaram, de forma indelével, o “Século de Ouro” da arte, nomeadamente, no norte de Portugal.
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ItemA Divina Comédia(eBooksBrasil, 2023-05-21) Dante AlighieriLongo poema épico e teológico, A Divina Comédia divide-se em três partes: o Inferno, o Purgatório e o Paraíso. Não há uma datação exacta da obra, mas presume-se que tenha sido escrita entre 1304 e 1321, ano da morte de Dante.
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ItemBotticelli: Pintura e Teoria(Cultura Acadêmica, 2023-05-21) Débora Barbam MedonçaEsta obra analisa com profundidade o trabalho do florentino Sandro Botticelli (aproximadamente 1445-1510), um dos mais conhecidos representantes da arte renascentista, autor de afrescos que decoram a Capela Sistina e de ícones da pintura ocidental, como O Nascimento de Vênus e A Primavera. Aqui, Débora Barbam Mendonça toma como ponto de partida a comparação do estudo Clássico e Anticlássico, de Giulio Carlo Argan, sobre a pintura do florentino, com obras de outros teóricos e historiadores. O objetivo é estudar o conceito de graça na pintura de Boticelli e confrontá-lo com os pressupostos teóricos da produção do artista. A autora discute a interpretação de especialistas sobre o Renascimento como período histórico, filosófico e artístico, discorre sobre o legado teórico da pintura humanista e busca o ideal de belo intrínseco à obra de Boticelli. No terceiro capítulo, Mendonça analisa detalhadamente a pintura A Virgem do magnificat como referência para situar Boticelli como artista intelectual do Renascimento e destacar na obra sua ideia de graça. A filósofa conclui que Boticelli seguia uma linha teórica, mas a partir de uma escolha individual, ou seja, desenvolvia uma estética psicológica. E, por meio dos elementos formais de que dispunha, transmitia em suas obras o conceito de graça, transpondo ao mesmo tempo o resultado do diálogo que mantinha com a Filosofia, a ciência, a religião e, nostalgicamente, com a Antiguidade
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ItemO Exercício da Escultura e do Desenho - Relações operativas de uma geometria comum(Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, 2023-05-21) João Carlos Mesquita PintoO presente relatório de projeto tem como objetivo analisar as preocupações pessoais, relativas a trabalhos realizados no âmbito do Mestrado em Artes Plásticas, na vertente de Escultura. O trabalho realizado tem como tema principal a geometria e a sua relação com os processos presentes na prática de escultura e de desenho. Nesse sentido, o relatório divide-se em dois grandes vetores. O primeiro, visa explorar as potencialidades da Geometria enquanto disciplina autónoma. Dado o seu contexto no centro das Artes Plásticas, aborda-se, por um lado, como esta disciplina contamina o plano da tridimensionalidade – a escultura, à luz dos seus processos e técnicas. Posteriormente, procura-se perceber como esses processos ampliam as relações que se estabelecem: não só entre os limites geométricos das concretizações, como também entre os limites percetivos e cognitivos. Por outro lado, atentaremos sobre a presença da Geometria no plano da bidimensionalidade – do desenho – à luz de regras, ações e ferramentas que possibilitam a construção do próprio desenho. O segundo vetor procura abordar as especifcidades da Geometria como ferramenta. Abordaremos esta disciplina como ferramenta que se encontra ao serviço dos desenvolvimentos processuais, segundo operações de planeamento e de projeto.