Vincent van Gogh

Permanent URI for this collection

Browse

Recent Submissions

Now showing 1 - 5 of 6
  • Item
    A cadeira de Van Gogh com cachimbo
    (National Gallery, 1888) Vincent Van Gogh
    A cadeira de Van Gogh com cachimbo foi pintada na residência artística onde Van Gogh vivia em Arles e apresenta uma cadeira bastante simples, de madeira, sem braços e revestida a palha pousada sobre um chão também singelo. A tela é um contraponto a outro quadro que o pintor fez chamado A cadeira de Gauguin, que está no Museu Van Gogh. Nesse segundo quadro há uma cadeira mais imponente, visto que Gauguin era considerado um importante pintor da época. O quadro da cadeira de Van Gogh fazia par com o quadro A cadeira de Gauguin, um deveria estar ao lado do outro (uma cadeira estava virada para a direita e outra para a esquerda, inclusive). A tela onde Van Gogh pintou a sua própria cadeira é toda em tons amarelados e representa a sua personalidade simples, enquanto a de Gauguin possui uma atmosfera mais elegante. A sua assinatura (Vincent) se encontra num espaço nada usual a meio do quadro (na parte do fundo).
  • Item
    Terraço do café à noite
    (Coleção privada, Lisboa, 1888) Vincent Van Gogh
    O terraço a que a tela se refere encontrava-se na Place du Fórum, em Arles, cidade para onde Van Gogh se mudou a fim de se dedicar à pintura. Segundo registros, o pintor resolveu recriar a paisagem do café após acabar de ler um romance de Guy Maupassant. Uma das características mais impressionantes da obra é que, apesar de retratar uma paisagem noturna, Van Gogh não usou nenhuma tinta preta, tendo recorrido apenas a tons mais escuros. Na tela vemos a primeira vez que Van Gogh experimentou pintar o céu com estrelas pós-impressionistas. A pintura é das poucas não assinadas pelo pintor, no entanto, não há qualquer dúvida da sua autoria graças ao estilo apresentado e as cartas de Van Gogh, onde ele se referia à pintura.
  • Item
    Autorretrato com a orelha cortada
    (Courtauld Gallery, 1889) Vincent Van Gogh
    A amputação da orelha direita foi um episódio nebuloso na vida do pintor que ainda hoje permanece misterioso. Sabemos apenas que a perda da orelha foi resultado direto de uma violenta discussão que teve com o amigo também pintor Paul Gauguin em 1888. Gauguin havia se mudado para a residência artística de Van Gogh no mesmo ano, a convite do amigo. Não sabemos se Van Gogh teria cortado parte da orelha direita num episódio de automultilação após ter se descontrolado com o amigo ou se havia sido atingido com a navalha por Paul durante a discussão calorosa que teve. A informação que se conhece efetivamente é que o pintor teria guardado a orelha decepada, mostrando para uma prostituta chamada Rachel num bordel da região. Depois desse encontro, Vincent teria caminhado até o seu quarto onde dormiu na cama ensanguentada.
  • Item
    O quarto
    (Museu de Orsay, Paris, França, 1888) Vincent Van Gogh
    A pintura acima faz um registro do quarto que Van Gogh alugou em Arles. Na imagem vemos detalhes da vida do pintor como os móveis de madeira e as telas penduradas nas paredes. Van Gogh faz uso de cores fortes e contrastantes na obra e, através dela, percebemos um pouco de seu cotidiano. É curioso o fato de haverem duas cadeiras e dois travesseiros quando se sabe que Vincent vivia sozinho. Há suspeitas de que o quadro teria sido feito para o irmão, Theo, de modo a confortá-lo para que soubesse que Van Gogh estava bem.
  • Item
    Os girassóis
    (Neue Pinakothek, ‎Munique, 1889) Vincent Van Gogh
    Uma das obras-primas do pintor holandês, a tela que tem como protagonista um vaso de girassóis tem dez versões. Na imagem vemos a preponderância do amarelo e uma organização das flores nada convencional. A pintura do holandês apresenta confusão, caos e uma beleza perturbadora obtida com os girassóis retorcidos. A tela foi uma saudação feita ao amigo Paul Gauguin (1848-1903), que o visitou em Arles, onde Vincent estava vivendo. Ao ver as imagens, Gauguin elogiou o colega holandês ao afirmar que os seus girassóis eram mais bonitos do que as vitórias-régias de Monet. No quadro, a assinatura não está como habitualmente costumamos encontrar, posicionada no canto da tela. Em Os girassóis o primeiro nome do pintor está inserido dentro do vaso, no meio do quadro (na parte inferior). Em carta para o irmão Theo ficamos sabendo que ele optou por assinar Vincent porque as pessoas tinham dificuldade de pronunciar Van Gogh.