Luciana Lacerda Community
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Luciana Lacerda Community by Author "Cavalcanti, Marina Russel Brandão"
Results Per Page
Sort Options
-
ItemPatrimônio virtual: a reconstrução em 3D e a preservação do patrimônio cultural(Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, 2019-11-28) Cavalcanti, Marina Russel BrandãoTemos nesta dissertação o objetivo de realizar uma análise do uso da reconstrução digital em 3D de bens culturais em ruínas como uma ferramenta de preservação de memória. Diante disto, são abordados conceitos ligados ao patrimônio cultural e à tecnologia e discutidas maneiras de relacioná-los no contexto das práticas de trabalho do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Com base no conceito de lugares de memória de Pierre Nora, refletimos sobre o processo de criação de novas memórias para a reprodução da imagem de um bem perdido, através do uso da tecnologia de modelagem 3D e experimentação imersiva em ambiente de realidade virtual. A pesquisa, apresentada ao longo de três capítulos, é dividida em contextualização do uso de tecnologias digitais na preservação do patrimônio cultural; conceitos de memória, lugar de memória, valoração e autenticidade e aplicação prática das ferramentas de reconstrução em 3D. É realizado um apanhado geral da trajetória do uso de ferramentas 3D, desde as primeiras iniciativas até as mais recentes; descritas as tecnologias mais atuais de interação e imersão em ambientes virtuais 3D; definidos os principais conceitos norteadores da pesquisa, que envolvem a relação entre a tecnologia de reconstrução em 3D e a preservação do patrimônio cultural, como virtualidade e materialidade; apresentada uma trajetória da visão institucional sobre o uso de ferramentas digitais e, por fim, detalhada a metodologia científica desenvolvida neste trabalho para a elaboração das duas maquetes digitais de reconstituição das ruínas dos fortins de Santo Antônio e São Pedro do Boldró, em Fernando de Noronha-PE, no último capítulo, a título de aplicação prática do escopo teórico utilizado.