Luciana Lacerda Community
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Luciana Lacerda Community by Issue Date
Results Per Page
Sort Options
-
ItemUnderstanding illuminated manuscripts: a guide to technical term( 1994) Brow, Michelle P.O que é uma inicial historiada? O que são tabelas canónicas? O que é um drollery? Esta edição revista - parte da popular série Looking At - oferece definições concisas de muitos elementos dos manuscritos iluminados, desmistificando as técnicas, os processos, os materiais, a terminologia e os estilos utilizados na produção destes preciosos livros. Actualizado e renovado, e belamente ilustrado com imagens de importantes iluminuras de manuscritos da colecção do Museu J. Paul Getty e de outros museus, este volume é um recurso essencial para estudantes, académicos e leitores que desejem compreender e apreciar melhor os manuscritos iluminados e a produção de livros medievais."-- Texto retirado da Contracapa
-
ItemTerminologia del libro manoscritto(Istituto Centrale per la Patologia del Libro, 1996) Maniaci, MarilenaApesar de possuir um património bibliotecário inestimável e de desempenhar um papel de primeiro plano no domínio dos estudos paleográficos e codicológicos, a Itália carece de um glossário que seja simultaneamente um reflexo dos progressos científicos realizados nas últimas décadas e uma ajuda para quem deve ou deseja abordar o estudo, a descrição e o conhecimento dos livros antigos e medievais. Este volume pretende preencher esta lacuna e relançar (sob os auspícios do Comité internacional de paléographie latine) o projecto de um léxico poliglota lançado há dez anos pelo "Vocabulaire codicologique" de Denis Muzerelle, autor, neste caso, do prefácio.
-
ItemImportance of digital close-range photogrammetry in documentation of cultural heritage(Journal of Cultural Heritage, 2007) Yilmaz, H.M. ; Yakar, M. ; Gulec, S.A. ; Dulgerler, O.NÉ uma realidade indiscutível que a coisa mais importante para transmitir o património cultural à posteridade é uma documentação sensível. Até à data, a documentação do património cultural tem sido objecto de numerosos desenvolvimentos através do desenvolvimento da tecnologia, e as técnicas de documentação contemporâneas têm progredido rapidamente. Com o tempo, os métodos modernos tornaram-se preferíveis aos métodos convencionais na arquitectura, geralmente no estado existente e na determinação de deformações e preparação de projectos de desenho medido de edifícios históricos. Os dados digitais e tridimensionais, as imagens visuais ricas obtidas por fotogrametria digital de curto alcance e as imagens ortofotográficas dos edifícios, são governados e orientados na documentação e nos futuros projectos de conservação. Além disso, estes métodos proporcionam muita facilidade, precisão e economia de tempo em projectos de desenho medido, quando comparados com os métodos convencionais. Neste estudo, foram avaliadas as contribuições da fotogrametria digital de curto alcance para projectos de desenho medido. Um edifício histórico, que tinha sido exposto ao fogo duas vezes em Konya (Turquia), foi fotografado e a sua situação antes e depois do fogo foi demonstrada. Além disso, os desenhos medidos da fachada do edifício e o seu modelo 3D foram completados utilizando a fotogrametria digital de curto alcance. O estado actual do edifício e o seu projecto de reconstrução são indicados e é apresentada a forma como a fotogrametria digital de curto alcance contribui para os projectos de desenho medido, reconstrução e restauro. Além disso, é realçada a importância da utilização actual da fotogrametria digital de curto alcance na aquisição de dados e na preparação de projectos de desenho medido para edifícios históricos. Este estudo foi completado por fotogrametristas, arquitectos, urbanistas e restauradores.
-
ItemPalazzo Ducale( 2016) Lacerda, Luciana
-
ItemPatrimônio virtual: a reconstrução em 3D e a preservação do patrimônio cultural(Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, 2019-11-28) Cavalcanti, Marina Russel BrandãoTemos nesta dissertação o objetivo de realizar uma análise do uso da reconstrução digital em 3D de bens culturais em ruínas como uma ferramenta de preservação de memória. Diante disto, são abordados conceitos ligados ao patrimônio cultural e à tecnologia e discutidas maneiras de relacioná-los no contexto das práticas de trabalho do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Com base no conceito de lugares de memória de Pierre Nora, refletimos sobre o processo de criação de novas memórias para a reprodução da imagem de um bem perdido, através do uso da tecnologia de modelagem 3D e experimentação imersiva em ambiente de realidade virtual. A pesquisa, apresentada ao longo de três capítulos, é dividida em contextualização do uso de tecnologias digitais na preservação do patrimônio cultural; conceitos de memória, lugar de memória, valoração e autenticidade e aplicação prática das ferramentas de reconstrução em 3D. É realizado um apanhado geral da trajetória do uso de ferramentas 3D, desde as primeiras iniciativas até as mais recentes; descritas as tecnologias mais atuais de interação e imersão em ambientes virtuais 3D; definidos os principais conceitos norteadores da pesquisa, que envolvem a relação entre a tecnologia de reconstrução em 3D e a preservação do patrimônio cultural, como virtualidade e materialidade; apresentada uma trajetória da visão institucional sobre o uso de ferramentas digitais e, por fim, detalhada a metodologia científica desenvolvida neste trabalho para a elaboração das duas maquetes digitais de reconstituição das ruínas dos fortins de Santo Antônio e São Pedro do Boldró, em Fernando de Noronha-PE, no último capítulo, a título de aplicação prática do escopo teórico utilizado.
-
ItemModelação geométrica como apoio à conservação de património industrial( 2020) Santos, Gonçalo Fortunato Poulson Scala dosAtualmente existem diversos exemplos de museus que possuem equipamentos que já não podem ser colocados em funcionamento para minorar a sua degradação e para se preservar ao máximo o seu estado físico. A virtualização de visitas é já uma realidade, ainda que não exista a sua disseminação. Do ponto de vista da conservação do património industrial, a visão e as técnicas de engenharia mecânica podem ser uma mais-valia em diversos campos, nomeadamente na virtualização dos espaços e dos equipamentos, podendo o seu funcionamento ser simulado, ainda que estes já não tenham capacidade de funcionar, e a disponibilização e interpretação da informação. Neste trabalho pretende se desenvolver com recurso a programas de modelação geométrica, juntamente com motores de jogo, uma representação 3D fiel de equipamentos a conservar e assim um ambiente de realidade virtual, onde seria possível representar equipamentos industriais do passado a funcionar tal como em tempos o fizeram. Deste modo, conseguem-se mostrar diversas vertentes destes equipamentos, evitando ou minimizando o seu uso e consequentemente a sua degradação, possibilitando aos visitantes de museus industriais e investigadores uma visita interativa e imersiva com modelos à escala e sons num ambiente virtual, que pretende simular um ambiente de fábrica em funcionamento. Como objeto de estudo, nesta dissertação é desenvolvido o conceito de virtualização para a conservação e são dados os primeiros passos com vista à virtualização da Fábrica de Pólvora de Vale de Milhaços que incorpora o Ecomuseu Municipal do Seixal desde 2001.
-
ItemMetodologia para georrerenciamento 3D com fotogrametria digital nos levantamentos do patrimônio cultural edificado(Universidade Federal de Pernambuco, 2020) Gomes, Deniezio dos SantosÉ inquestionável que a fotogrametria o método mais adequado para os levantamentos do Patrimônio Cultural Edificado. O processo fotogramétrico precisa ser apoiado em pontos que permitam o georrefenciamento ao sistema geodésico do local de coordenadas. Esta pesquisa apresenta uma metodologia para obtenção de coordenadas tridimensionais com precisão compatível com os avanços da fotogrametria digital. A metodologia associa diversas tecnologias: inicia com a determinação de dois pontos tridimensionais, que serão as bases, determinados com o rastreio de receptores de GNSS; utiliza o nivelamento geométrico; transporta as coordenadas dos pontos da base para os locais próximos as feições, considerando um levantamento com cálculo ajustado pelo método dos mínimos quadrados e determina as coordenadas tridimensionais de pontos para apoiar o levantamento fotogramétrico digital. Nas medições foram observados as direções horizontais e os ângulos verticais entre duas estações de referência e o ponto a ser medido além da distância inclinada, sem o uso de prisma. As coordenadas 3D de doze pontos foram determinadas considerando o método da interseção espacial analítico, que foi controlado comparado os resultados com o método polar. Para aplicar a metodologia a igreja Nossa Senhora do Livramento, no bairro da Várzea, em Recife-PE foi fotografada utilizado uma APR (Aeronave Pilotada Remotamente) multirotor, do tipo quadricoptero e utilizou-se o programa de fotogrametria digital ContextCapture, da Bentley, em sua versão acadêmica. Obteve-se como resultado o modelo geométrico tridimensional fotorrealístico da fachada, que apresentou uma precisão espacial melhor que 0,005m e grande riqueza de detalhes. O modelo pode ser transferido para outros programas e permite documentação com detalhes, além de animação e simulação.
-
ItemFotogrametria do patrimônio: da documentação à realidade aumentada(Revista Jatobá, 2021) Gonçalves, Pedro Henrique ; Lima, Fabíolla Xavier Rocha Ferreira ; Marques, Sarah Yasmin Pereira ; Soster, Sandra SchmittEste artigo trata do uso da fotogrametria na documentação e divulgação do patrimônio edificado. A técnica vem se consolidando cada vez mais nesse campo de atuação, tendo sido popularizada devido à facilidade de uso: basta um celular para tomada de fotografias e um dos softwares livres para a produção e renderização dos modelos 3D. Tendo em vista esse cenário cada vez mais promissor, além de apresentar a técnica, este artigo analisa a contribuição dos modelos digitais gerados por meio de fotogrametria para outras aplicações. Dessa forma, são apresentados alguns produtos oriundos do seu uso nas pesquisas do Laboratório do Ambiente (LabAm), grupo de pesquisa da Universidade Federal de Goiás (UFG), e outros que são de interesse do grupo para futuras pesquisas.
-
ItemNuvem de pontos do Labirinto de Borges( 2022) Fundação FactumNuvem de pontos do Labirinto de Borges - Veneza
-
ItemCasa reconstruída( 2023) Lacerda, Luciana
-
ItemModelo 3d Catedral de Évora( 2023) Fulano
-
ItemMapa de intensidade em escala de cinza da cripta de San Giorgio( 2023) Fundação Factum