ABD-2022-2023
Permanent URI for this community
Projects with DSpace in "Digital Archives and Libraries", 2022/2023
Browse
Browsing ABD-2022-2023 by Issue Date
Results Per Page
Sort Options
-
ItemA Anunciação(Galleria degli Uffizi, Florença, 1472) Leonardo Da VinciRepresentação do momento bíblico em que o anjo visita a Virgem para lhe dizer que ela irá dar à luz o messias, filho de Deus. O trabalho ficou oculto até 1867 quando foi transferido de um convento próximo a Florença para a Galeria degli Uffizi, também em Florença.
-
ItemRetrato de Ginevra de’ Benci(National Gallery of Art, Washington, EUA, 1474) Leonardo Da VinciO Retrato de Ginevra de' Benci foi pintado por Leonardo entre os anos 1474 e 1476. É um óleo sobre madeira e a figura retratada é Ginevra de' Benci uma jovem aristocrática de Florença, famosa e admirada pela sua inteligência. A cabeça da jovem encontra-se emoldurada pelas folhas de um arbusto de zimbro, e ao fundo pode contemplar-se uma cuidada paisagem natural. A expressão da jovem é severa e altiva, e como a maioria das mulheres dessa época, também Ginevra raspou as sobrancelhas. O tamanho da obra foi encurtado, pois originalmente chegaria até depois da cintura da jovem e incluiria a representação de suas mãos descansando sobre seu regaço.
-
ItemA Virgem das Rochas(Louvre, Paris, 1485) Leonardo Da VinciA Virgem das Rochas é um óleo sobre madeira e foi executado cerca de 1485. Aqui, as figuras encontram-se à frente de uma gruta e as suas formas estão envoltas em uma bruma (sfumato) que confere à pintura uma característica quase surreal. Esta composição é um perfeito exemplo do domínio do claro-escuro na pintura de Leonardo, assim como do sfumato. O tema tratado nesta pintura é único e enigmático, pois temos representados São João em menino a adorar Jesus na presença da Virgem e de um anjo. O significado desta composição não é de fácil definição, mas talvez o segredo esteja na utilização do gesto (detalhe caraterístico e de grande importância para o artista). Cada figura está reproduzindo um gesto diferente, e aqui como outras figuras em outras pinturas, o anjo aponta com seu dedo indicador, neste caso não para cima, mas na direção de São João. Enquanto isso, a Virgem protege, São João está em posição de adoração e o Menino Jesus está benzendo.
-
ItemHomem Vitruviano(Gallerie dell'Accademia, Veneza, 1487) Leonardo Da VinciPor volta do ano de 1487, Leonardo criou o Homem Vitruviano, um desenho de tinta em papel, de duas figuras masculinas sobrepostas com braços e pernas separadas dentro de um círculo e um quadrado. O desenho está acompanhado de notas baseadas na obra do famoso arquiteto Vitruvius Pollio. É considerado um estudo das proporções e uma perfeita justaposição entre ciência e arte, assim como é um dos trabalhos mais identificativos do artista, cientista e inventor que foi Leonardo da Vinci.
-
ItemDama com Arminho(Museu Czartoryski, Cracóvia, Polónia, 1489) Leonardo Da VinciA Dama com Arminho é um óleo sobre madeira pintado por volta dos anos 1489-1490 por Leonardo. A figura representada é Cecilia Gallerani, alegadamente uma amante do Duque de Milão, Lodovico Sforza, para quem Leonardo trabalhou. Devido a diversas intervenções ao longo dos séculos o fundo original da pintura desapareceu e foi totalmente escurecido, parte do vestido foi acrescentado assim como o cabelo ao redor do queixo. Análises à pintura revelaram uma porta no fundo original. Além disso descobriu-se também que Leonardo terá mudado de ideias ao pintar a figura e que originalmente a posição dos braços da dama seria diferente e que arminho foi acrescentado posteriormente. A sobrevivência desta pintura até aos dias de hoje é quase um milagre, pois desde 1800 quando foi comprada por um príncipe polonês, sofreu diversas repinturas, exílio e esteve em esconderijos devido a invasões e guerras. Em 1939, depois da invasão nazista, a pintura foi encontrada com uma pegada de um soldado das SS.
-
ItemSalvator Mundi(Comprador anónimo, 1490) Leonardo Da VinciSalvator Mundi é um óleo sobre tela, possivelmente pintado entre os anos 1490 e 1500, alegadamente para o rei Luís XII de França e sua consorte, Ana, Duquesa da Bretanha. Durante os anos 1763 até 1900 a pintura esteve desaparecida e acreditou-se ter sido destruída. Depois foi descoberta, restaurada e atribuída a Leonardo, porém, existem muitos estudiosos que consideram essa atribuição como errada. Mas em novembro de 2017 a obra foi a leilão como sendo de Leonardo e foi vendida, para um anônimo comprador, estabelecendo um novo preço recorde para uma obra de arte vendida (450.312.500 de dólares). A composição apresenta um Cristo salvador do mundo, segurando um globo de cristal com sua mão esquerda e benzendo com a direita. Ele está vestido com trajos tradicionais da Renascença.
-
ItemLa Belle Ferronière(Louvre, Paris, 1490) Leonardo Da VinciPintada entre os anos 1490 e 1495, La Belle Ferronière é um óleo sobre madeira. A figura representada será de uma mulher desconhecida, uma filha ou esposa de um ferreiro. Esta pintura é uma dos únicos quatro retratos do pintor, sendo que as outras três são a Mona Lisa, A Dama com Arminho e o Retrato de Ginevra de’ Benci.
-
ItemA Última Ceia(Convento de Santa Maria Delle Grazie, Milão, 1493) Leonardo Da VinciA Última Ceia é uma pintura mural executada por Leonardo entre os anos 1493-1498 na parede do refeitório do Convento de Santa Maria Delle Grazie em Milão. Esta é a obra que vai dar notoriedade ao artista. Mas infelizmente, e devido ao fato de Leonardo ter pintado a composição com uma técnica de têmpera de óleo em vez da habitual têmpera de ovo, a obra começou a deteriorar-se pouco depois da sua finalização. Hoje temos que fazer um esforço para imaginar todo o esplendor da pintura original, sendo que é quase um milagre ainda podermos contemplar a obra. Tal como indica o título, a pintura representa a última ceia entre Cristo e os seus discípulos. O messias encontra-se bem no centro da composição e atrás da sua cabeça situa-se o ponto central de fuga em termos de perspetiva. Por cima da cabeça de Cristo um frontão exerce a função de uma espécie de auréola, dando mais uma indicação de como a arquitetura nesta pintura serve de apoio às figuras que representam o foco fundamental. O momento captado será o após Cristo anunciar que um dos seus discípulos o irá trair, algo que se fundamenta na gesticulação agitada das figuras à volta de Cristo em oposição à sua calma e passividade.
-
ItemMona Lisa(Louvre, Paris, 1503) Leonardo Da VinciA Mona Lisa (também conhecida como A Gioconda) é um óleo sobre madeira pintado por Leonardo entre 1503-1506. Esta pintura retrata Mona Lisa, a jovem esposa de Francesco de Giocondo, segundo Giorgio Vasari (1511-1574, pintor, arquiteto e biógrafo de vários artistas da renascença italiana). Esta obra foi adquirida por Francisco I, rei de França desde 1515 até 1547. Em 1911 a pintura foi roubada e recuperada em 1913. Sobre esta obra há incontáveis teorias e especulações, mas a verdadeira maravilha da mesma não está apenas no sorriso enigmático, mas na técnica utilizada. Aqui temos uma introdução à perspetiva atmosférica que tanto vai influenciar o Barroco e Velázquez mais tarde. Neste retrato Leonardo colocou a figura em primeiro plano pintando-a com nitidez enquanto a paisagem é representada de forma suave e progressivamente esbatida. Assim temos a ilusão de afastamento, e olhando a pintura sentimos que a figura feminina está próxima de nós, enquanto a paisagem se afasta, e onde o olhar se perde no horizonte quase não se distinguem mais as formas. Esta é uma perfeita utilização do sfumato e da perspetiva atmosférica (aérea). Em relação à figura em si, e ao seu famoso sorriso, uma expressão semelhante encontra-se em outras figuras da obra do artista (Santa Ana e São João Evangelista na Última Ceia, por exemplo). Porém, o sorriso pode ter sido apenas a representação fidedigna da disposição da modelo, ou até influência do sorriso arcaico da arte grega (ver imagem Koré) da época clássica que tanto influenciou a arte da renascença.
-
ItemA Virgem e o Menino com Santa Ana(Louvre, Paris, 1510) Leonardo Da VinciEsta pintura, óleo sobre madeira, foi executada em 1510 por Leonardo. Nela estão representadas três figuras bíblicas: Santa Ana, sua filha a Virgem Maria e o menino Jesus. Sendo que o menino segura em suas mãos um cordeiro. As figuras estão representadas em forma piramidal em frente a um fundo rochoso e pouco definido e onde parte dos contornos de Santa Ana se diluem no sfumato da paisagem. Apesar da composição iconográfica ser de comum representação, o estranho nesta pintura é a posição de Maria, sentada no regaço de sua mãe, Santa Ana.
-
ItemA cadeira de Van Gogh com cachimbo(National Gallery, 1888) Vincent Van GoghA cadeira de Van Gogh com cachimbo foi pintada na residência artística onde Van Gogh vivia em Arles e apresenta uma cadeira bastante simples, de madeira, sem braços e revestida a palha pousada sobre um chão também singelo. A tela é um contraponto a outro quadro que o pintor fez chamado A cadeira de Gauguin, que está no Museu Van Gogh. Nesse segundo quadro há uma cadeira mais imponente, visto que Gauguin era considerado um importante pintor da época. O quadro da cadeira de Van Gogh fazia par com o quadro A cadeira de Gauguin, um deveria estar ao lado do outro (uma cadeira estava virada para a direita e outra para a esquerda, inclusive). A tela onde Van Gogh pintou a sua própria cadeira é toda em tons amarelados e representa a sua personalidade simples, enquanto a de Gauguin possui uma atmosfera mais elegante. A sua assinatura (Vincent) se encontra num espaço nada usual a meio do quadro (na parte do fundo).
-
ItemTerraço do café à noite(Coleção privada, Lisboa, 1888) Vincent Van GoghO terraço a que a tela se refere encontrava-se na Place du Fórum, em Arles, cidade para onde Van Gogh se mudou a fim de se dedicar à pintura. Segundo registros, o pintor resolveu recriar a paisagem do café após acabar de ler um romance de Guy Maupassant. Uma das características mais impressionantes da obra é que, apesar de retratar uma paisagem noturna, Van Gogh não usou nenhuma tinta preta, tendo recorrido apenas a tons mais escuros. Na tela vemos a primeira vez que Van Gogh experimentou pintar o céu com estrelas pós-impressionistas. A pintura é das poucas não assinadas pelo pintor, no entanto, não há qualquer dúvida da sua autoria graças ao estilo apresentado e as cartas de Van Gogh, onde ele se referia à pintura.
-
ItemO quarto(Museu de Orsay, Paris, França, 1888) Vincent Van GoghA pintura acima faz um registro do quarto que Van Gogh alugou em Arles. Na imagem vemos detalhes da vida do pintor como os móveis de madeira e as telas penduradas nas paredes. Van Gogh faz uso de cores fortes e contrastantes na obra e, através dela, percebemos um pouco de seu cotidiano. É curioso o fato de haverem duas cadeiras e dois travesseiros quando se sabe que Vincent vivia sozinho. Há suspeitas de que o quadro teria sido feito para o irmão, Theo, de modo a confortá-lo para que soubesse que Van Gogh estava bem.
-
ItemAutorretrato com a orelha cortada(Courtauld Gallery, 1889) Vincent Van GoghA amputação da orelha direita foi um episódio nebuloso na vida do pintor que ainda hoje permanece misterioso. Sabemos apenas que a perda da orelha foi resultado direto de uma violenta discussão que teve com o amigo também pintor Paul Gauguin em 1888. Gauguin havia se mudado para a residência artística de Van Gogh no mesmo ano, a convite do amigo. Não sabemos se Van Gogh teria cortado parte da orelha direita num episódio de automultilação após ter se descontrolado com o amigo ou se havia sido atingido com a navalha por Paul durante a discussão calorosa que teve. A informação que se conhece efetivamente é que o pintor teria guardado a orelha decepada, mostrando para uma prostituta chamada Rachel num bordel da região. Depois desse encontro, Vincent teria caminhado até o seu quarto onde dormiu na cama ensanguentada.
-
ItemOs girassóis(Neue Pinakothek, Munique, 1889) Vincent Van GoghUma das obras-primas do pintor holandês, a tela que tem como protagonista um vaso de girassóis tem dez versões. Na imagem vemos a preponderância do amarelo e uma organização das flores nada convencional. A pintura do holandês apresenta confusão, caos e uma beleza perturbadora obtida com os girassóis retorcidos. A tela foi uma saudação feita ao amigo Paul Gauguin (1848-1903), que o visitou em Arles, onde Vincent estava vivendo. Ao ver as imagens, Gauguin elogiou o colega holandês ao afirmar que os seus girassóis eram mais bonitos do que as vitórias-régias de Monet. No quadro, a assinatura não está como habitualmente costumamos encontrar, posicionada no canto da tela. Em Os girassóis o primeiro nome do pintor está inserido dentro do vaso, no meio do quadro (na parte inferior). Em carta para o irmão Theo ficamos sabendo que ele optou por assinar Vincent porque as pessoas tinham dificuldade de pronunciar Van Gogh.
-
ItemA noite estrelada(Museu de Arte Moderna de Nova York, 1889) Vincent Van GoghO quadro mais famoso do pintor holandês foi criado enquanto Van Gogh estava internado no hospital psiquiátrico de Saint-Rémy-de-Provence durante o ano de 1889. Vincent havia pedido para o irmão mais novo, Theo, interná-lo após uma série de surtos psicóticos. Não é confirmado propriamente qual o problema de saúde que acometia o artista, mas suspeita-se de bipolaridade e depressão profunda. A tela acima ilustra o nascer do sol visto da janela do quarto onde Van Gogh dormia. O trabalho apresenta alguns elementos peculiares como as espirais do céu que imprimem uma noção de profundidade e movimento. Apesar do céu caótico, o vilarejo que aparece na pintura tem ar pacato e alheio ao turbilhão exterior.
-
ItemMaternidade(Comprador anónimo, 1901) Pablo Picasso“Maternidade” é descrita como a obra mais importante do “período azul” de Picasso. Representando uma mãe amamentando um bebê, especialistas a definem como símbolo da “força emocional da maternidade, apesar da frieza dos tons azulados empregados pelo autor”.
-
ItemA Vida(Cleveland Museum of Art, Estados Unidos, 1903) Pablo PicassoAcredita-se que a obra retrata o amigo de Picasso, Carlos Casagemas (à esquerda), que morreu em 1901. O homem está entre três mulheres, duas delas nuas, o que empresta certo ar de sensualidade à cena. A tonalidade azul, presente também em outras pinturas do artista, representa o período de dificuldades financeiras que Picasso viveu, assim que chegou a Paris — além do sofrimento pela morte do amigo.
-
ItemLes Demoiselles d’Avignon(Museu de Arte Moderna, Nova York, 1907) Pablo Picasso“Les Demoiselles d’Avignon” é uma das obras que revolucionou a história da arte, dando base para o cubismo e a pintura abstrata. Inspirada no bordel da rua Avignon, em Barcelona, a pintura representa cinco mulheres nuas, que se transformam em figuras geométricas, com contornos de linhas irregulares e quebradas — um grande marco da estética cubista.
-
ItemAutorretrato(Galeria Nacional de Praga, República Tcheca, 1907) Pablo PicassoO autorretrato de Picasso é apontado como a obra que anteviu o movimento cubista. Os traços são de espessura grossa e rápida, e o contraste com o plano de fundo dá uma noção tridimensional à figura, o que não existia até então. As cores vivas e alegres estão de acordo com o olhar jovial e expressivo que estampa o retrato de Picasso.