O Ano da Morte de Ricardo Reis
Permanent URI for this community
Browse
Browsing O Ano da Morte de Ricardo Reis by Title
Results Per Page
Sort Options
-
ItemA intertextualidade como elemento de base construtiva em O ano da morte de Ricardo Reis, de José Saramago(Nau Literária, 2006) Susana Ramos VenturaO presente ensaio analisa o papel da intertextualidade como elemento de base construtiva do romance O ano da morte de Ricardo Reis, do escritor português José Saramago. Para tanto, busca apoiar-se na teorização clássica sobre intertextualidade - proposta por Julia Kristeva e aprofundada por Laurent Jenny – bem como em reinterpretações do conceito – como a efetuada por Sandra Nitrini - para iluminar procedimentos adotados por José Saramago nesta obra, uma das mais significativas da produção do escritor. O resultado artístico obtido parece instar o leitor a uma postura ativa, de busca por sentidos que se revelam a partir da interpretação e decifração de camadas de intertexto.
-
ItemArrumar Ideias: O Ano da Morte de Ricardo Reis(Areal editores, 2018) Fernanda Bela Delindro ; Maria João PereiraOs livros da coleção Arrumar Ideias constituem instrumentos de trabalho indispensáveis para os alunos do Ensino Secundário que querem alcançar os melhores resultados no seu percurso escolar, permitindo-lhes compreender melhor as obras e os autores do Programa. Todos os livros estão organizados em perguntas e respostas, que conduzem a atenção do aluno para as questões mais significativas respeitantes a cada obra e autor, em particular para os tópicos de conteúdo do Programa, possibilitando, assim, um estudo mais focado e consequente. Cada livro inclui um guia de estudo e autoavaliação: um conjunto de questões-chave que permitem arrumar ideias e fazer a revisão dos aspetos fundamentais de cada obra analisada. As fichas de avaliação e os exercícios de escrita, no final de cada livro, permitem consolidar a compreensão da obra e testar os conhecimentos adquiridos. Os exercícios são semelhantes aos que habitualmente são realizados em diferentes momentos de avaliação, ao longo do ano letivo. Todos os exercícios incluem propostas de resolução, que permitem ao aluno avaliar os seus conhecimentos e ver como se faz, para que possa sentir-se mais seguro e bem preparado para realizar com sucesso os testes de avaliação e o exame nacional.
-
ItemCompetência literária e ensino da língua: Percursos didácticos de leitura de O Ano da Morte de Ricardo Reis( 2004) Susana Alexandra da Costa Soares Afonso de SousaO trabalho realizado no contexto desta dissertação visou o estudo do conceito de competência literária, bem como a sugestão de percursos pedagógicos de aplicação didática do referido conceito. A opção pela abordagem desta temática - o conceito de competência literária - no âmbito do mestrado em Linguística e Ensino da Língua resulta da convicção de que a competência literária é condição para o desenvolvimento da competência linguística, na medida em que o fenómeno literário se inscreve no funcionamento do sistema linguístico. Desta forma, também os objectivos pedagógico-didácticos do treino das competências literária e linguística são largamente coincidentes. Assim sendo, a perspectiva aglutinadora dos diversos percursos de investigação traçados é a da ’inseparabilidade entre o ensino da língua e o ensino da literatura’, convicção presente não só na abordagem dos contributos de diferentes teorias para a definição do conceito de competência literária e sua aplicação ao ensino da língua como também na sugestão de propostas de trabalho concretas de treino de diferentes dimensões associadas à competência literária. Outro dos pressupostos dinamizadores desta investigação é a concepção da competência de recepção,simultaneamente textual e dialógica e, por isso, também intertextual e polifónica. A análise do conceito de competência literária acusa um movimento evolutivo que tendo marcado as últimas décadas do século XX, determinou a valorização do discurso literário enquanto realidade construída em actualização, configurada histórica e socialmente. A redefinição do acontecimento literário enquanto sistema de comunicação de carácter transfrástico e transtextual determina, pois, um movimento evolutivo caracterizado pela recusa da autotelicidade do texto literário e pela valorização do papel do leitor como dinamizador da sua atualização.
-
ItemO Ano da Morte de Ricardo Reis(Ar de Filmes, 2020-10-01) João BotelhoDepois de 16 anos a viver no Brasil, Ricardo Reis chega a Lisboa, debaixo de chuvas torrenciais, no dia 29 de Dezembro de 1935. Instalado no Hotel Bragança, na Rua do Alecrim, assiste ao desenrolar de um tempo particularmente sombrio na Europa, marcado pelos horrores do fascismo de Mussolini, pelos ideais nazis de Hitler, pela terrível Guerra Civil espanhola e, em Portugal, pelo autoritarismo salazarista do Estado Novo. Depois de uma visita à sepultura de Fernando Pessoa, o fantasma do poeta faz uma série de aparições no quarto de Reis onde, durante meses, ambos se perdem em reflexões sobre a vida, o país e o mundo.
-
ItemO Ano da Morte de Ricardo Reis( 1983) José Saramago
-
ItemO Ano da Morte de Ricardo Reis: Romance(Caminho, 1984) José Saramago
-
ItemResumo de "O Ano da Morte de Ricardo Reis"( 2019-04) Graça Coelho